quarta-feira, 1 de junho de 2011

Espectaculo de Divulgação das 7 Maravilhas Culturais e Ambientais de Oliveira do Hospital.

 

Domingo, dia 29 de Maio, 21 H., Casa da Cultura
Este espectáculo foi o culminar de um projecto idealizado pela turma do 12.ºF, um Curso de Educação e Formação - Técnico de Informação e Animação Turística da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, e coordenado pelos professores Célia Lourenço e José Carlos Santos. Este consistiu na pesquisa do património cultural e ambiental concelhio e na nomeação de 10 propostas de património cultural e 10 de património ambiental que foram votadas pelo público (oliveirense e não só), entre os dias 26 de Abril e 15 de Maio (votação online e através de telefone). A votação teve grande adesão, tivemos um total de 4998 votos (3848 online, 1150 telefone).
Esta iniciativa, que contou, desde início, com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, visa o conhecimento, valorização e preservação do património e pretende promover o turismo sustentável no concelho.
 No decorrer deste espectáculo foram divulgadas as 7 maravilhas de património cultural e as 7 de património ambiental eleitas.
 O espectáculo foi diversificado, incluiu ginástica, música e o filme das 20 maravilhas nomeadas e, finalmente, a divulgação das 14 eleitas.

21H00 – Gravações sonoras de campo de Luís Antero

21H10 – Apadrinhamento do evento por Hélder Reis (RTP)
              Apresentação de espectáculo por Pedro Coelho (ex-aluno da ESOH)

21H25 – Actuação do Grupo de Ginástica da Escola Secundária de Oliveira do Hospital
 Este é um grupo de excelência da Escola Secundária, grupo formado há 6 anos e constituído por 40 alunos e alunas e treinado pela prof. Irís Tita e que tem recebido diversos troféus pela sua prestação e elevada qualidade)
21H35 – Apresentação do filme das 10 Maravilhas Culturais nomeadas.
Este filme acerca das 10 maravilhas de património cultural nomeadas, foi da autoria do prof. José Gonçalves da Escola Profissional, Eptoliva, com a colaboração dos alunos e professores da Escola Secundária.
21H45 – Actuação da Tuna de S. António do Alva
Tuna de grande valor do concelho, a Tuna de Cantares do Alva, oriunda de Santo António do Alva, foi fundada em 1997.
22H00 – Apresentação do filme das 10 Maravilhas Ambientais nomeadas
22H10 – Actuação do Grupo de Cantares de Vila Pouca
Mais uma presença musical concelhia, o grupo de cantares de Vila Pouca da Beira, fundado em Junho de 2009

22H25 – Intervalo
22H35 – Revelação das 7 Maravilhas Culturais eleitas com a projecção de um filme / Entrega dos troféus pelos Sr. Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, da Sr.ª Vereadora do Pelouro da Cultura, do Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara, do Sr. Director e da Sr.ª Subdirectora da Escola Secundária de Oliveira do Hospital, aos presidentes de Junta de freguesia envolvidos.
23H05 – Revelação das 7 Maravilhas Ambientais / Entrega dos troféus aos presidentes de Junta de freguesia respectivos pelas mesmas entidades. Foram também entregues troféus aos presidentes de junta de Freguesia cujas maravilhas culturais e ambientais estiveram nomeadas, porque apesar de não eleitos esses espaços e lugares não deixam de ser especiais. Quase no fim do espectáculo foi dada a palavra final aos Sr. Presidente da Câmara e ao Sr. Director da Escola Secundária que enalteceram o valor deste projecto.
23H35 – Encerramento do espectáculo com a Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez
Uma das Associações mais antigas do Concelho de Oliveira do Hospital, a Filarmónica Fidelidade de Aldeia das Dez, fundada em 1856 e que se encontra num momento de rejuvenescimento, apresentando um reportório moderno. 

Os grupos musicais foram, também, uma demonstração do património cultural imaterial riquíssimo do concelho de Oliveira do Hospital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário